Análises
Relatórios customizados que apresentam a intersecção de dados qualitativos e quantitativos
Análises
Valoração de Mídia
O serviço de valoração de mídia, também conhecido como centimetragem, consiste em medir o espaço de uma determinada notícia e calcular o valor do investimento para a publicação de um anúncio do mesmo tamanho e no mesmo veículo em que a matéria foi publicada.
O valor de cada notícia normalmente é calculado com base nas tabelas de preços para publicidade dos veículos de comunicação.
A Centimetragem ou valoração de mídia geralmente é voltada para assessores de imprensa que desejam fazer um comparativo monetário entre mídia espontânea e paga. Atletas, artistas e produtores de eventos também podem utilizar o nosso relatório de mídia para apresentar dados comparativos aos seus patrocinadores.
Como é feita a medição?
Os formatos de comercialização de cada veículo podem interferir no valor final de uma notícia
Para mídia impressa, como jornais e revistas, calcula-se o número de colunas x altura.
Para rádio e televisão, a secundagem é que irá determinar o valor do espaço publicitário.
Já, para mídia Digital, como sites e blogs, várias metodologias podem ser utilizadas. A mais comum é considerar a inserção diária ou mensal de um banner na mesma página da notícia. Podemos também considerar o valor de inserção de um publieditorial.
Outros dados
Além do valor monetário de cada notícia, nosso relatório apresenta outros dados relevantes para seus clientes e patrocinadores. Um deles é o enfoque analítico de cada notícia, que poderá impactar positiva ou negativamente o resultado final.
A audiência também é uma referência muito importante que poderá dar uma ideia de quantas pessoas foram impactadas pelo seu conteúdo. Para jornais e revistas podemos considerar a tiragem do veículo ou a circulação, que é um dado mais preciso. Para rádio e televisão, podemos considerar as audiências divulgadas pelos Institutos de Pesquisa. Para mídia Digital, considera-se o número de visitantes de uma determinada página que, normalmente, é fornecido pelos próprios veículos ou ferramentas específicas.
Notem que os meios digitais estão impondo uma nova forma de distribuição de conteúdo. Ou seja, hoje o assessor de imprensa pode, por exemplo, trabalhar a divulgação de uma pauta em diversas plataformas. Com essas novas possibilidades, a mensuração de resultados em assessoria de imprensa poderá ser impactada.
Mas, não se preocupe, pois a Ferba é especialista no desenvolvimento de Relatórios de Mídia e, por isso, estamos atentos a essas modificações. Por isso, nossos relatórios são constantemente atualizados, com o objetivo de apresentar a você os dados mais recentes, principalmente quando falamos de precificação e audiência.
Entre em contato com a gente para saber mais sobre valoração de mídia.